8 passos para se livrar do vício por açúcar


Cortar o açúcar é a parte mais complicada de uma dieta, e por isso, a jornalista australiana Sarah Wilson criou uma estratégia chamada I Quit Sugar. São oito passos para você conseguir reduzir o açúcar da sua vida.

Semana 1: Corte o açúcar de mesa e os doces. Depois os pães, massas e salgadinhos com farinha refinada, refrigerantes e sucos adoçados. Nessa semana, você deixa de ter contato direto com o açúcar, mas ainda recebe fontes indiretas dele, como a frutose, vinda das frutas.

Semana 2: Corte os produtos zero e diet. Os adoçantes também ficam de fora, sendo permitido no estévia e xylitol. Faça seis refeições por dia e aumente a dose de proteína magra, legumes e verduras, além de beber mais água, no mínimo 2,5 litros por dia.

Semana 3: Elimine o açúcar mascavo, frutas e sucos naturais. Além de condimentos como ketchup e vinagre balsâmico, e todos os produtos com açúcar na lista de ingredientes.

Semana 4: Você ainda pode apresentar sintomas de abstinência do açúcar, como dor de cabeça e irritação. Mas é grande a chance de estar menos inchada e com a cintura mais fina.

Semana 5: Se ainda não aderiu ao arroz e macarrão integral, chegou a hora. Não esqueça da proteína magra, legumes e verduras.

Semana 6: Volte a comer frutas. Opte por aquelas que têm pouca frutose, como melão, maracujá, limão, kiwi e laranja com a parte branca; e ainda assim, consuma apenas uma porção por dia. Os sucos continuam proibidos.

Semana 7: Aprenda a lidar com o tropeço. Caso tenha cometido algum deslize, não desista: continue a dieta de onde parou.

Semana 8: Encontre o equilíbrio. Volte a comer uma porção por dia de qualquer fruta e, no máximo, oito colheres de chá de açúcar, isso considerando a quantidade presente nos alimentos industrializados.

Dr.Marcelo Maori

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